• Cidades do norte do paraná
  • Cidades do norte do paraná
  • Cidades do norte do paraná
Banner
Banner
Banner

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje170
mod_vvisit_counterOntem156
mod_vvisit_counterEsta semana170
mod_vvisit_counterEste mês4581
mod_vvisit_counterTodas as visitas250835
Home Municípios Carlópolis
Banner
Carlópolis PDF Imprimir E-mail

BREVE HISTÓRICO

Durante longos anos, exploradores procurando ouro e pedras preciosas lançaram às margens do Itararé, do Paranapanema e de outros importantes cursos de água, os fundamentos de "arraiais" ou de povoados que se transformaram com o decurso do tempo em centros urbanos. Carlópolis é um exemplo desse tipo de povoamento.Pela Lei Estadual n° 713, de 02 de abril de 1907, foi criado o Município de Jaboticabal, que passou a denominar-se Carlópolis, em homenagem a Carlos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente do Estado do Paraná.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Segundo dados do Censo Demográfico de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE , Carlópolis possui uma população estimada em 13.303 habitantes, sendo 8.346 na área urbana e 4.957 na área rural. Seu clima é Subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C), invernos com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida. Possui uma extensão territorial de 408, 56 km2, o município distancia-se de Curitiba em 364km, pelas rodovias PR 151 e 092 e 277.

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS

O setor com maior participação para PIB do município é o de serviços com 58,251%, seguido pelo setor agropecuário com 39,48% e por último pelo setor industrial com 2,27% de participação. As indústrias que mais se destacam são: a de produtos alimentares, vestuário, calçado e tecidos e produtos minerais. Na produção agrícola predomina o café, goiaba e acerola.

COMENTÁRIOS:

O município possui um IDH-M igual a 0,73, localiza-se numa região marcada por vales, morros e montanhas e situa-se às margens da Represa da Usina de Chavantes, que confere ao município grande beleza cênica. A paisagem urbana não apresenta elementos de destaque nem patrimônio histórico e arquitetônico material relevante. A proximidade com o estado de São Paulo gera uma demanda diferenciada para a região e em conjunto com o município de Ribeirão Claro apresenta uma boa perspectiva de desenvolvimento turístico integrado, através de propostas ligadas o aproveitamento da Represa de Chavantes.

Fonte: Ipardes, Paranacidade.


CARLÓPOLIS - PR REGIÃO TURÍSTICA: NORTE
ÓRGÃO: DIRETORIA DE TURISMO
PREFEITO: ROBERTO COELHO
ENDEREÇO: RUA BENEDITO SALLES, 1060 - CEP: 86420-000 - TEL.: 43-3566-1291 / 9145-6627 - FAX: 3566-1291
HOME PAGE: www.carlopolis.pr.gov.br - E-MAIL: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


DEFINIÇÃO DOS SEGMENTOS:INFORMAÇÕES ÚTEIS:
ECOTURISMO
TURISMO CULTURAL
TURISMO DE AVENTURA
TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS
TURISMO NÁUTICO
TURISMO RURAL
AEROPORTOS
ALIMENTAÇÃO
ENTRETENIMENTO
ACESSOS
HOSPEDAGEM
LOCALIZAÇÃO

 

Próximos eventos

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Joomla 1.5 Templates by JoomlaShine.com
©2008 ADETUNORP. Todos os direitos reservados.
  Instalar Plugin Flash Player Desenvolvimento de websites
Turismo rural Turismo náutico Turismo de eventos Turismo de aventura Turismo cultural Ecoturismo