• Cidades do norte do paraná
  • Cidades do norte do paraná
  • Cidades do norte do paraná
Banner
Banner
Banner

Contador de visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje55
mod_vvisit_counterOntem96
mod_vvisit_counterEsta semana523
mod_vvisit_counterEste mês1842
mod_vvisit_counterTodas as visitas408949
Home Segmentos turísticos Turismo Rural
Banner
Turismo Rural PDF Imprimir E-mail

As atividades turísticas no meio rural são conhecidas nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 1950. Na União Européia, com a criação do Programa LEADER2, em 1991, muitos países passaram a implementar políticas públicas de apoio ao Turismo Rural e outras atividades não-agrícolas, geradas no âmbito de estratégias de revitalização de territórios rurais. Destacam-se as iniciativas da Alemanha, Espanha, Portugal, Suíça, Suécia, França, Itália, Áustria, entre outras.

No Brasil, embora a visitação a propriedades rurais seja uma prática conhecida em algumas regiões, apenas na década de 1980 passou a ganhar status de atividade econômica. Nessa época, começou a ser encarada com profissionalismo e caracterizada como Turismo Rural, quando algumas propriedades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, principalmente devido às dificuldades do setor agropecuário, resolveram diversificar suas atividades e receber turistas. Desde então, esse segmento vem crescendo gradativamente nas diferentes regiões do Brasil, favorecido pelas singularidades dos ciclos econômicos que as marcam e pela diversidade cultural resultante dos processos de colonização.

O crescimento da atividade tem propiciado a dinamização social e econômica de diversos territórios rurais. A criação de postos de trabalho, a possibilidade de agregação de valor aos produtos e serviços gerados nas propriedades agrícolas e empreendimentos rurais, a valorização de manifestações culturais e da história dessas regiões têm sido fatores determinantes para o fortalecimento do Turismo Rural.

Além dos benefícios que o Turismo Rural pode proporcionar, questões negativas referentes à sua implantação podem se manifestar, relacionadas, de modo geral, à sobrecarga das estruturas rurais por um número elevado de visitantes e veículos, por problemas como a degradação ambiental, cultural, social, paisagística e a conseqüente descaracterização do meio e das atividades turísticas e agropecuárias.

Como regra geral, pode-se afirmar que o turismo no meio rural vem crescendo, enquanto atividade econômica, de forma desarticulada. Ainda verifica-se uma série de imprecisões referentes às múltiplas concepções, manifestações e definições. Carecem de maior rigor técnico e teórico definições como Turismo Rural, Agroturismo, Ecoturismo, Turismo de Interior, Turismo no Espaço Rural, Turismo Alternativo, Turismo Endógeno, Turismo Verde, Turismo Campestre, Agroecoturismo, Ecoagroturismo e muitas outras. Esses diferentes entendimentos, em vez de caracterizar e identificar cada lugar, tendem a criar situações confusas que desvalorizam a atividade turística e geram frustração a quem oferece, trabalha e consome o Turismo Rural.

“Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

Fonte: Ministério do Turismo, 2008.

 

Próximos eventos

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Joomla 1.5 Templates by JoomlaShine.com
©2008 ADETUNORP. Todos os direitos reservados.
  Instalar Plugin Flash Player Desenvolvimento de websites
Turismo rural Turismo náutico Turismo de eventos Turismo de aventura Turismo cultural Ecoturismo